PRIMEIRAS IMPRESSÕES: BORKNAGAR - Fall (Century Media Records)
04/03/2024 19:49 em Resenhas

BORKNAGAR - Fall

(Century Media Records)

 

 

INTRODUÇÃO

BORKNAGAR é uma banda norueguesa que desafia os limites do metal desde sua formação em 1995. Mergulhando nas profundezas do black metal, prog metal, e incorporando elementos de folk nórdico, a banda tem construído uma discografia que é tão vasta quanto variada, estabelecendo-se como uma das vozes mais únicas e respeitadas na cena metal. Fundada por Øystein G. Brun (guitarras), hoje a formação conta também com I.C.S. Vortex (baixo e vocais), Lars A. Nedland (teclado e vocais), Bjorn Dugstad Ronnow (bateria) e Justein Thomassen (guitarras). Cinco anos após o lançamento do aclamado “True North”, a banda retorna com seu décimo segundo trabalho, o aguardado “Fall” (Century Media).

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Em seu mais recente lançamento, "Fall", a banda norueguesa BORKNAGAR nos apresenta uma obra-prima que transcende os limites do black metal progressivo, oferecendo uma experiência auditiva rica em texturas, temáticas e musicalidade. Este álbum, o décimo segundo da discografia da banda, não é apenas uma sequência de faixas, mas uma jornada profunda através da interação entre o homem, a natureza e o sublime espírito nórdico. Com um legado de inovação e busca incessante pela excelência musical, "Fall" solidifica ainda mais a posição da BORKNAGAR no panteão do metal progressivo.

O álbum abre com "Summits", uma faixa que imediatamente estabelece o tom épico e contemplativo do trabalho. A transição da melodia de guitarra, de serena para uma parede sonora poderosa, demonstra a habilidade única da banda de equilibrar delicadeza e intensidade. A interação vocal entre Simen "ICS Vortex" Hestnæs e Lars A. Nedland é um dos pontos altos, criando um diálogo entre o terreno e o etéreo que captura a essência da luta humana contra e em harmonia com a natureza.

"Nordic Anthem" e "Afar" são testemunhos da maestria da BORKNAGAR em fundir elementos progressivos com a ferocidade do black metal, ao mesmo tempo em que incorporam uma narrativa rica em simbolismo nórdico e introspecção pessoal. "Nordic Anthem", com sua percussão primitiva e vocais em camadas, evoca uma resiliência e reverência ao passado antigo, enquanto "Afar" explora o sentimento de pertencimento em meio à vastidão e beleza da natureza.

A faixa "Moon" destaca-se por sua abordagem lírica e temática, transformando o corpo celeste em uma metáfora para o desejo humano, a aspiração e as limitações inerentes à nossa condição. Vortex, com sua habilidade lírica, nos leva a refletir sobre nossa relação com o universo, tocando em temas de posse, admiração e a busca por compreensão. A riqueza imagética e a profundidade emocional dessa faixa exemplificam a capacidade da banda de transcender os limites típicos do gênero metal.

Em "Stars Ablaze" e "The Wild Lingers", a banda continua a explorar a dualidade da natureza e a introspecção humana. "Stars Ablaze" aborda a violência e a beleza da natureza, enquanto "The Wild Lingers" é uma ode mais introspectiva ao mundo natural. Ambas as faixas destacam o talento da banda para invocar imagens poderosas e emoções profundas, reforçando a conexão do ouvinte com temas universais de existência, resiliência e transcendência.

O clímax do álbum é alcançado com "Northward", uma faixa que encapsula perfeitamente a jornada proposta por "Fall". Aqui, a banda abraça completamente seu espírito nórdico, oferecendo uma música que é tanto uma celebração da resiliência quanto uma exploração profunda da identidade e do pertencimento. A mistura de vocais limpos, a instrumentação rica e as letras evocativas criam uma experiência imersiva que resume a essência do álbum: a busca pela compreensão em meio à imensidão da natureza e da existência humana.

"Fall" é um álbum que desafia a classificação dentro de um único gênero. Ao longo de suas faixas, a banda combina elementos de black metal, metal progressivo, folk nórdico e rock progressivo para criar uma obra que é tanto diversificada quanto coesa. A instrumentação é complexa e meticulosamente arranjada, com cada membro da banda contribuindo para a rica tapeçaria sonora que define o álbum. As guitarras alternam entre riffs poderosos e melodias serenas, enquanto as linhas de baixo e bateria formam uma fundação sólida que permite que os vocais e teclados brilhem.

A produção de "Fall" é outro aspecto digno de nota. A mixagem equilibrada e a masterização cuidadosa garantem que cada elemento da música seja ouvido claramente, desde os sussurros mais suaves até os momentos mais intensos e explosivos. Isso é essencial para um álbum tão dinâmico e variado, permitindo que os ouvintes se envolvam totalmente na experiência auditiva proposta.

 

VEREDITO

"Fall" é uma demonstração impressionante do talento e da visão artística da BORKNAGAR. Este álbum não é apenas um marco na carreira da banda, mas também uma contribuição significativa para o metal progressivo e black metal. Ao explorar temas de natureza, existência e identidade, o quinteto convida os ouvintes a embarcar em uma jornada que é tão introspectiva quanto é épica. "Fall" é uma obra que demanda e recompensa a atenção plena, oferecendo uma viagem através de paisagens sonoras ricas e emocionalmente ressonantes. É um lembrete do poder transformador da música e do espírito incansável de exploração que continua a definir a trajetória da BORKNAGAR.

 

(Daniel Aghehost)

 

9.2/10

 

TRACK LIST

1. Summits

2. Nordic Anthem

3. Afar

4. Moon

5. Stars Ablaze

6. Unraveling

7. The Wild Lingers

8. Northward

 

.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!