PRIMEIRAS IMPRESSÕES: UNAUSSPRECHLICHEN KULTEN - Häxan Sabaoth (2024)
29/03/2024 23:39 em Resenhas

UNAUSSPRECHLICHEN KULTEN  - Häxan Sabaoth

(Iron Bonehead Productions)

 

  

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

O cenário do metal extremo tem, em suas profundezas mais ocultas, joias que aguardam descoberta por ouvidos ávidos por inovação e autenticidade. E um dos cenários mais prolíficos, e também, mais desconhecidos até mesmo para os amantes do underground, é o chileno. Em meio a tantas bandas de grande qualidade que lá habitam, surge a UNAUSSPRECHLICHEN KULTEN, que acaba de lançar seu mais recente trabalho, "Häxan Sabaoth", solidificando seu legado no panorama do death metal oculto. Este álbum, o sexto da carreira do grupo, apresenta uma evolução notável em sua sonoridade, mesclando de forma magistral os elementos brutais e atmosféricos do gênero, enquanto se aprofunda ainda mais nos abismos da mitologia Lovecraftiana.

Desde os primeiros acordes, "Häxan Sabaoth" convida o ouvinte a adentrar em um universo sônico repleto de texturas densas e narrativas sombrias. Muito disso graças aos riffs abissais conduzidos pela dupla de guitarristas Herbert West e Joseph Curwen (também respons´vael pelos vocais malditos). A produção do álbum, propositalmente crua, serve como o pano de fundo perfeito para a exploração de temas esotéricos e ocultos, mantendo o ouvinte imerso em uma atmosfera de mistério e desconforto. A decisão de manter a produção menos polida realça a intenção da banda de criar um ambiente sonoro que é tanto desafiador quanto envolvente, uma escolha que se alinha perfeitamente com o conteúdo lírico explorado ao longo do disco.

Ao mergulhar nas entranhas de "Häxan Sabaoth", o ouvinte é imediatamente capturado pela atmosfera densa e implacável de "Lamia Sucuba". A faixa introdutória serve como um portal para o mundo enigmático e sombrio da banda, com riffs que se entrelaçam em uma dança macabra de terror e desespero. A inclusão de sintetizadores e palavras narradas, uma constante ao longo do álbum, adiciona camadas de profundidade e mistério, preparando o terreno para a jornada infernal que se segue.

"Cuatro Velas de Cebo Infantil" e "Our Almighty Chthonic Lords" são exemplos claros da habilidade da banda em mesclar brutalidade e melodia de forma magistral. Nestas faixas, solos de guitarra brilhantes cortam a densidade com uma precisão quase cirúrgica, enquanto os vocais guturais profundos reverberam um chamado aos antigos deuses, cada palavra uma invocação de forças além da compreensão humana. Tudo isso tendo a bateria do armagedom de Butcher of Christ assolando os tímpanos com tamanha ferocidade. A produção crua, ao invés de ofuscar, realça a visceralidade destas composições, permitindo que cada elemento, desde o mais sutil toque do baixo de Atomizer Pig até os blast beats implacáveis da bateria de Butcher, contribua para o cataclisma sônico que define o álbum.No coração de "Häxan Sabaoth" reside "Hexennippel", uma faixa que encapsula a essência do álbum. Aqui, o quarteto alcança o ápice de sua expressão artística, tecendo riffs dissonantes e melódicos em uma trama que é ao mesmo tempo assustadora e bela. A dinâmica da música oscila entre momentos de quietude sinistra e explosões de fúria, um reflexo do caos e ordem que governam o universo Lovecraftiano.

"Back to the Mother Hydra and Father Dagon" e a conclusiva "Die Teufelsbücher" são composições que solidificam o status de "Häxan Sabaoth" como uma obra incomparável. A primeira é uma ode à majestade e ao terror dos deuses marinhos, um mergulho profundo nas águas escuras da insanidade. A segunda, por sua vez, é uma celebração do oculto, um fechamento apropriado para um álbum que se aventura por territórios inexplorados do metal extremo, com cada nota e palavra evocando a imensidão de um cosmos indiferente ao destino humano.

A habilidade dos músicos é inquestionável, cada membro contribuindo com sua expertise para criar uma experiência auditiva coesa e impactante. Os vocais, embora possam não ser do agrado de todos, trazem uma camada adicional de visceralidade às composições, complementando a instrumentação rica e variada que caracteriza o álbum. As guitarras, em particular, destacam-se por sua versatilidade, alternando entre riffs pesados e solos melódicos que adicionam uma dimensão de beleza ao caos organizado que é "Häxan Sabaoth".

Além da excelência musical, o álbum também brilha em sua capacidade de evocar imagens e emoções. A atmosfera oculta e as letras inspiradas em Lovecraft transportam o ouvinte para um mundo de horror cósmico e adoração aos antigos deuses, um tema que a banda explora com grande eficácia. Esta imersão narrativa é um dos pontos fortes de "Häxan Sabaoth", permitindo que a experiência auditiva seja também uma viagem imaginativa através de territórios desconhecidos e inexplorados.

 

 VEREDITO

"Häxan Sabaoth" é uma obra-prima do death metal oculto, um álbum que não apenas respeita as raízes do gênero, mas também o empurra para novas direções.

A UNAUSSPRECHLICHEN KULTEN conseguiu criar um trabalho que é ao mesmo tempo inovador e respeitoso com a tradição, um equilíbrio raro e admirável. Este álbum é uma recomendação enfática para qualquer fã de metal extremo que busque algo além do convencional, uma jornada musical que é tão enriquecedora quanto desafiadora.

"Häxan Sabaoth" solidifica o status da banda chilena como uma das vozes mais distintas e emocionantes do cenário atual, uma afirmação poderosa de sua maestria e visão artística.

 

(Daniel Aghehost)

 

8.6/10

 

TRACK LIST

1. Lamia Sucuba

2. Cuatro Velas de Cebo Infantil

3. Our Almighty Chthonic Lords

4. Hexennippel

5. Dho Hna Formula

6. Back to the Mother Hydra and Father Dagon

7. Die Teufelsbücher

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!