PRIMEIRAS IMPRESSÕES: MORCROF - Ori Gene Sis (A Past So Far) (2024)
12/04/2024 11:30 em Resenhas

MORCROF  - Ori Gene Sis (A Past So Far)

(Erinnys Productions - Clique aqui para adquirir)

 

  

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

No cenário Black/Death Metal, poucas bandas conseguem revigorar seu legado com a mesma paixão e intensidade que a paulistana MORCROF demonstra em seu mais recente EP, " Ori Gene Sis (A Past So Far)".

Lançado sob o alvorecer do ano de 2024, este trabalho não é apenas uma regravação de faixas da demo “A Future Not So Far” (originalmente lançada em 1994); é uma ponte que conecta o passado ao presente, um tributo ao legado deixado pelo saudoso vocalista Ludwick Schölzel, e uma exploração da sonoridade que definiu a banda nas décadas passadas.

O EP nos convida a uma jornada auditiva que transcende o tempo, trazendo à tona a crueza e a emoção do Death Black Metal dos anos 90, agora encapsuladas numa produção limpa e impecável.

As três composições magistrais do EP, intituladas "A Future Not So Far", "Concentration Camp (Yourself)", e "Its Explanation Is Your God", servem como testemunhos eloquentes da capacidade incomparável da MORCROF de se reinventar, mantendo, contudo, sua quintessência inalterada.

É indubitável que, ao longo de sua trajetória evolutiva, a banda conseguiu cristalizar uma identidade sonora tão distintiva que se tornou prontamente reconhecível para os aficionados que acompanharam sua jornada desde o final dos anos 90, evidenciando um amadurecimento sonoro que distingue sua demo inaugural de suas obras subsequentes.

A razão de ser do álbum “Ori Gene Sis (A Past So Far)" reside, precisamente, na oportunidade excepcional de experienciar faixas de uma potência incontestável sendo “redescobertas” e reinterpretadas pela banda, um feito que não apenas destaca sua versatilidade artística, mas também reafirma seu legado no cenário musical.

Da mesma forma que na sua memorável demo, o EP abre com "A Future Not So Far", onde a atual formação da MORCROF realiza um tributo sublime e majestoso àquela era, aos músicos da época, e à sua rica tapeçaria histórica. Com uma execução meticulosa e uma produção impecavelmente cristalina, esta faixa ilumina a notável evolução vocal e instrumental, tecendo um elo harmonioso entre a reverência ao passado e a inovação.

A profundidade emocional imbuída nos vocais de Philosophor Noctis (que também exerce magistralmente o papel no baixo) é inegavelmente palpável, engajando o ouvinte em uma experiência auditiva intensamente emocional. A verdadeira genialidade se revela ao percebermos que a composição alcança uma dimensão ainda mais épica através de um recurso tão característico à essência musical da banda: os teclados.

Experienciar "A Future Not So Far" nesta nova gravação, com a assinatura sonora distintiva do grupo (enriquecida por linhas de teclado deslumbrantes, duelos de guitarras que se entrelaçam em uma harmoniosa dissonância, complementados por uma seção rítmica audaciosamente proeminente), é ser transportado a um reino quase mítico do imaginário, onde a música transcende o ouvido e toca a alma.

A reintegração de Petros Nilo nas cordas da guitarra (formando dupla com Aron Maat) infunde um dinamismo rejuvenescido nas veias da banda, ornamentando cada compasso com uma mestria e fervor que se intensificam com sua presença. Isso eleva "Concentration Camp (Yourself)" a uma obra de arte que vasculha as profundezas da psique humana, emergindo como um manifesto vibrante contra as barreiras que nos impomos, ecoando com uma intensidade e nitidez estonteantes.

Se na obra original a MORCROF esculpiu uma composição que flertava com a antimúsica, emulando os gigantes como TERRORIZER, NAPALM DEATH, e NAUSEA no alvorecer dos anos 90, em “Ori Gene Sis (A Past So Far)” nos deparamos com uma agressividade semelhante. Contudo, é o piano etéreo que pavimenta o caminho para um dos riffs mais estonteantes já concebidos pela banda. Uma façanha extraordinária que preserva a selvageria de tempos passados, todavia interpretada por uma banda que se mostra notavelmente mais madura e refinada com o decorrer dos anos.

O EP atinge seu clímax com "Its Explanation Is Your God", envolvendo-nos em uma aura intensamente sombria e reflexiva. A composição evolui para um apogeu espetacular, sustentado por riffs incisivos, uma seção rítmica de baixo e bateria em um embate vigoroso, e teclados que introduzem a perfeição como a quintessência da harmonia. Esta faixa se apresenta como uma meditação profunda sobre a infindável jornada em busca de conhecimento e significado, magnificada por uma produção que enfatiza cada sopro e explosão vocal com uma precisão sublime, assegurando que sua essência ressoe com impacto no âmago de nossos seres.

Neste ponto, a maestria na produção do EP, conduzida pelo renomado Lau Andrade, ascende a um patamar de excelência, capturando a alma da MORCROF com uma nitidez e profundidade sonora incomparáveis.

A arte da capa, uma obra-prima visual concebida por Brenda Cassimiro, enriquece ainda mais a experiência auditiva, simbolizando a introspecção e a odisséia interna do ser em sua busca por autoconhecimento, um leitmotiv que ressoa em cada canto deste trabalho excepcional.

 

 

 VEREDITO

" Ori Gene Sis (A Past So Far)" é um lembrete poderoso de que o passado, com todas as suas glórias e desafios, continua a moldar nosso presente e nosso futuro. A capacidade da MORCROF de revisitar suas raízes sem ficar presa a elas é uma demonstração de maturidade artística e de uma visão que transcende o tempo.

Ao ouvir as faixas regravadas, é impossível não refletir sobre como o tempo altera nossa percepção das coisas, como o que foi criado com uma certa intenção pode adquirir novos significados anos depois, ressoando de forma diferente com nosso eu atual.

A cada nova audição, é latente perceber que este disco é um tributo ao passado, uma celebração do presente e um vislumbre do futuro da MORCROF. A decisão de lançá-lo num formato limitado, apesar de desanimar alguns, enfatiza seu valor como uma peça de colecionador, um objeto de desejo para os verdadeiros aficionados.

Cada faixa, cada nota, e cada palavra deste EP são testemunhos da jornada da banda e de sua evolução, tanto musical quanto pessoal. A MORCROF prova, mais uma vez, que é possível olhar para trás sem deixar de avançar, oferecendo aos fãs de longa data e aos novos ouvintes uma experiência sonora rica, profunda e, acima de tudo, verdadeiramente memorável. " Ori Gene Sis (A Past So Far)"não é apenas um EP; é uma cápsula do tempo, um convite para explorar a história do Death Black Metal através dos olhos e ouvidos de uma de suas mais veneradas bandas.

Como entoado na música “A Future Not So Far” (em um de seus momentos mais emocionantes): “num futuro não tão distante, tudo vai acabar, e o universo seguirá em frente sem nós”.

O que " Ori Gene Sis (A Past So Far)" mostra é que, mesmo quando não estivermos mais aqui, o legado da MORCROF seguirá!

 

(Daniel Aghehost)

 

9.4/10

 

TRACK LIST

1. A Future Not So Far

2. Concentration Camp (Yourself)

3. Its Explanation Is Your God

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!