RESENHA: MOENEN OF XEZBETH - Ancient Spells of Darkness (2018)
18/03/2019 21:24 em Resenhas

 

 

 

MOENEN OF XEZBETH - Ancient Spells of Darkness

Label: Nuclear War Now! Productions (clique aqui e acesse o site da gravadora)
 



HISTÓRICO

A Bélgica possui um cenário underground bem sólido, composto por muitas bandas doentias que não se deixaram levar pelo mainstream que assolou a Europa desde os anos 90. Uma destas insanas representantes do underground belga é a MOENEN OF XEZBETH.

Tendo derivado de outra banda doentia local, a grande PERVERTED CEREMONY, a MOENEN OF XEZBETH lançou seu primeiro álbum, "Ancient Spells of Darkness" pela gravadora NUCLEAR WAR NOW! PRODUCTIONS

 

ANÁLISE

Há muito tempo atrás, em uma era pré-internet, o Black Metal vivia nas profundezas da noite. Havia o metal, os gêneros mais extremos e o Black Metal. Bandas surgiam privilegiando a ideologia à musicalidade. Não por isso, o início ainda é o período mais prolífico do gênero.

O tempo passou e muito dessa atmosfera se perdeu por completo. Tanto que, as bandas que conseguem resgatar essa sensação se diferenciam da grande maioria plástica de hoje.

Uma dessas é a belga MOENEN OF XEZBETH.

Depois de duas demos e um EP, finalmente seu primeiro álbum é lançado.

E já no início da "Intro", podemos perceber que não estamos diante de um disco qualquer. Esta sensação se comprova logo em "Into the Black Mist". Uma das faixas mais primitivas que já ouvi, é impossível que os saudosistas não se emocionem com a atmosfera criada aqui. A condução das guitarras resgatam o que há de mais sombrio na sonoridade do metal negro (quando temos os solos, imediatamente somos remetidos àquele som do início da GRAND BELIAL'S KEY, por exemplo), assim como a bateria simples, porém precisa. E o teclado? Executando exatamente o papel que deve exercer no Black Metal, o teclado conduz o ouvinte ao clima negro e profano que emana do disco. Perfeita!

E toda a profanação permanece em "Oath of Malignancy". Ainda mais cadenciada e primitiva, suas mudanças de andamento apenas mostram o quão especial é este álbum.

A atmosfera maldita de "Pandemonial Curse" acrescenta ainda mais enxofre em "Ancient Spells of Darkness". Sem mencionar as alternâncias vocais (grande destaque do álbum), que deixam tudo ainda mais maléfico. 

"Ancient Spells of Darkness", a faixa título, possui aquele clima sombrio característico da banda. Uma de suas maiores influências, a polonesa XANTOTOL, é homenageada nesta faixa: os riffs "cavalgados", os vocais agonizantes, os "backing vocals" que surgem discretamente e até mesmo o papel discreto exercido pelo teclado fazem desta outro grande momento do álbum. Sinceramente, há anos não ouço algo que represente tão bem a verdadeira essência do metal negro.

Um pequeno e sinistro "Interlúdio" conduz ao último tema desta celebração: "Obscured by Lunar Rites" inicia de forma mais veloz, porém logo retoma para o clima arrastado e infernal proposto pela grande MOENEN OF XEZBETH. 

 

VEREDITO

Em tempos onde grande parte das bandas apostam em sonoridades bem progressivas, discos como este, onde o cru e o primitivo ditam as regras, são verdadeiras preciosidades.

Gravado de forma simples, direta (soando como as antigas gravações em poucos canais) e verdadeira, "Ancient Spells of Darkness" é OBRIGATÓRIO a todo aquele que vivenciou o apogeu do Black Metal e também para quem começou a ouvir Black Metal há poucos dias.

Se este álbum tivesse sido lançado na década de 90, com certeza seria um dos grandes clássicos do estilo.

Que tenhamos mais álbuns como este, feitos sob o verdadeiro signo de Satã!

   

(Daniel Aghehost)

 

 

 

 

Track-List

1.Intro

2.Into the Black Mist

3.Oath of Malignancy

4.Pandemonial Curse

5.Ancient Spells of Darkness

6.Interlude

7.Obscured by Lunar Rites

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!