RESENHA: DREAMS OF NATURE - Naturaleza Ancestral (2019)
14/08/2019 20:43 em Resenhas

 

 

DREAMS OF NATURE - Naturaleza Ancestral

Label: WOLFBLASPHEMER DISTRO (Link para o bandcamp da gravadora)
 



 

ANÁLISE

Não precisa muito tempo para perceber que "Naturaleza Ancestral", da colombiana DREAMS OF NATURE, é um disco único. Logo nos segundos iniciais de "Forest of Eternity", somos impactados pela força que a natureza exerce em nosso imaginário. Com andamentos de extrema beleza, esta música consegue facilmente criar a atmosfera perfeita para uma imersão aos tempos primitivos. Uma ode ao rústico.

Em tempos onde as bandas apostam em músicas extremas e velozes, toda esta calmaria funciona perfeitamente para todo aquele que busca o harmonioso.

As linhas de teclado hipnotizantes seguem em "Falling Universe", onde é possível (sem exageros) trancender de uma simples audição a uma experiência inesquecível. Toda a harmonização, criada por L., retrata bem o conceito do álbum: uma verdadeira reverência aos sons e espíritos da natureza.

A viagem segue em "Echoes of the Night" e faz deste um dos grandes momentos do álbum. De início épico, aos poucos somos guiados por momentos de extrema beleza, onde os instrumentos bailam em uma sublime dança, culminando em um momento mágico em seu final.

As coisas mudam em "Eternal Twilight". Quando achamos que não seria possível extrapolar a beleza de "Naturaleza Ancestral", a adição de vocais (nesta música a cargo de (Lord Varke, da egípcia SVARTE) deixou a sonoridade ainda mais interessante. É impressionante como tudo aqui exala inspiração!

Se você embarcou nesta viagem no início do disco, já deverá estar próximo da supra-consciência quando, suavemente, surge "Mare Imbrium". O ritmo inebriante persiste, deixando sua viagem ainda mais prazerosa. A experiência segue com "Spell of the Wind". Diferente das anteriores, temos aqui uma intensa comunhão com os deuses antigos da natureza. Como se cada elemento selvagem se impusesse perante a aurora dos dias atuais. Se tivesse que escolher uma música para sintetizar este trabalho, esta seria a escolhida.

O final desta vigorante viagem tem início em "Last Dawn". Tudo contido aqui está no lugar certo, na sequência exata para que mergulhe e retorne com a melhor das sensações. Os vocais, aqui interpretados por B.M. - da russa SKYFOREST, deixam esta música ainda mais especial. A participação de B.M. nos vocais se repete em "Northern Lights", porém, agora ainda mais introspectivos. 

Para quem desfrutou deste momento ímpar, a DREAMS OF NATURE preparou um encerramento supremo em três atos. Primeiro, a enérgica, mística e doentia "Condor de los Andes". Além de um andamento mais próximo do Black Metal, a música traz a nobre participação de Lord Zephus (MELANCHOLIAM, NIADH) que, de tão insana e poética, transita entre a genialidade e a loucura como o Metal Negro deve ser.

O segundo ato de encerramento é uma versão para nada menos que "A New Power is Rising", faixa que abre o disco "Let Mortal Heroes Sing Your Fame" da clássica SUMMONING. E que versão!!! Chega a arrepiar todo e qualquer amante deste ícone austríaco. Fechando o disco, o terceiro ato de encerramento arrebenta qualquer incrédulo com a versão de "Like Some Snow-white Marble Eyes", um dos maiores hinos da SUMMONING. Se o disco te arrebatou até aqui, este final será o despertar de um sonho jubiloso.

 

VEREDITO

Depois de algumas audições, cheguei à conclusão que "Naturaleza Ancestral", da colombiana DREAMS OF NATURE, não é um álbum para qualquer um.

Precisa ter certa consciência para apreciar esta viagem magnifica proposta pela mente de L. Denso e sublime, este disco é pura poesia convertida em notas e melodias.

Há tempos não me deparava com uma obra tão grandiosa em sua essência.

Sem dúvidas, um dos melhores trabalhos deste ano.

 

NOTA FINAL

 

Para deixar esta obra ainda mais superlativa, este material está disponível em um BELÍSSIMO digipack sem encarte, porém composto por belíssimas fotos tiradas no Cerro de Quinini, a Montanha Sagrada da Lua na Colômbia.

Esta arte retrata muito bem a essência do disco. Tente realizar esta imersão apreciando o encarte. Tenho certeza que será uma experiência ainda mais rica.

Parabéns aos envolvidos por trazer todo o requinte que esta obra merece.

 

9.0/10

 

 

(Daniel Aghehost)

 

 

 

 

TRACK-LIST

1.Forest Of Eternity

2.Falling Universe

3.Echoes Of The Night

4.Eternal Twilight

5.Mare Imbrium

6.Spell Of The Wind

7.Last Dawn

8.Northern Lights

9.Condor De Los Andes

10.A New Power Is Rising (Summoning Cover)

11.Like Some Snow - White Marble Eyes (Summoning Cover)

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!