RESENHA: HELHEIM - Rignir (2019)
20/08/2019 19:27 em Resenhas

 

HELHEIM - Rignir

Label: DARK ESSENCE RECORDS (Link para o site da gravadora)

 

ANÁLISE

Confesso: Desde o longínquo ano de 1997, quando a HELHEIM lançou, ainda pela saudosa SOLISTITIUM RECORDS, o álbum "Av Norron Aett", que não ouvia nada da banda. Sabia que estava na ativa, mas não tinha noção do que vinha produzindo. 

Imagine então o tamanho de meu espanto quando começo a ouvir "Rignir", faixa que abre o disco de mesmo nome. Numa levada mais 'clean', com muita influência do Hard Rock até, parece ter sido retirada de um dos novos trabalhos de ANATHEMA ou ENSLAVED. Muito bem executada, mostrando uma banda altamente técnica, porém, cansativa para quem não se sente atraído por esse tipo de som.

Mas logo em seguida, "Kaldr" tenta salvar o início confuso do álbum. Mais agressiva que a faixa anterior (o que não exigiria muito esforço), chega a empolgar em seus momentos iniciais. Porém, antes de sua metade as coisas voltam a ficar confusas. Há mudanças de andamento tão significantes que logo somos reconduzidos ao clima da primeira música, onde a banda despeja toneladas de experimentalismos que, com certeza, agradará uma nova leva de fãs.

Apesar do começo modorrento de "Hagl", por incrível que pareça: esta é uma das faixas de maior destaque no disco. Primeiro pelo brilhante trabalho do baterista Hrymr. A bateria aqui é uma dose de virtuosidade na medida certa. Segundo pelos cativantes vocais de H'grimnir e V'gandr. Trabalho digno de uma nova audição após seu término!

"Snjóva"  não possui o brilho da anterior, mas seu andamento "viking rock" faz com que a banda tenha resquícios de seu brilhante passado, o que já é uma boa notícia.

Um problema recorrente de "Rignir" é que, por mais que possua muitas experimentações e diversas variações de andamento, são raros os momentos de encatamento provocados. Pelo contrarío, a chance da audição deste álbum se tornar enfadonha é grande. Mesmo que em "Ísud" ou "Vindarblástr" tenhamos algo próximo do que a ...IN THE WOODS fez em alguns de seus discos, estas faixas não chegam a empolgar por completo.

Para quem conseguir chegar a "Stormvidri", sétima faixa, terá outro grande momento vocal em melodias não tão empolgantes. Mesmo com a extrema técnica de seus membros, a HELHEIM poderá não agradar seus mais fiéis seguidores.

A la ENSLAVED, "Vetrarmegin" encerra um álbum confuso, dotado de alguns bons momentos entremeados com momentos confusos e sem brilho. Infelizmente os bons momentos não são suficientes para salvar este aguardado trabalho.

 

VEREDITO

Se você é um admirador da nova proposta sonora adotada por bandas como KATATONIA, ENSLAVED, ...IN THE WOODS e outras, talvez "Rignir" lhe agrade.

Talvez, pois este álbum ainda está distante do que estas bandas citadas vem produzindo.

Longo, às vezes cansativo e sem originalidade, este é um disco que se esconderá na interessante discografia da banda.

  

5.0/10

 

 

(Daniel Aghehost)

 


 

 

TRACK-LIST

1.Rignir

2.Kaldr

3.Hagl

4.Snjóva

5.Ísuð

6.Vindarblástr

7.Stormviðri

8.Vetrarmegin

 

COMENTÁRIOS