Primeiras Impressões: VINDALF - Ancient Spell of Darkness (Signal Rex)
26/08/2022 11:12 em Resenhas

VINDALF - Ancient Spell of Darkness

Onde adquirir: Signal Rex

 

HISTÓRICO

Vinda de um dos cenários mais extremos da América do Sul, a chilena VINDALF teve seu início no ano de 2021. Idealizada por Count Vindalf, logo teve seu primeiro álbum lançado, "In the Eternal Shadows". No decorrer deste ano, a banda lançou dois trabalhos: "Entrance to the Catabombs" em março e o recente  "Ancient Spell of Darkness", lançado no último dia do mês de julho.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Espanto. Esta é a sensação que percorre minha alma logo aos primeiros segundos de "Ancient Spell of Darkness", terceiro trabalho da one man band chilena VINDALF.

A longa intro (que leva o nome do disco) transporta o ouvinte diretamente para o início dos anos 90, quando nos deparávamos com materiais produzidos nas mais profundas catacumbas infernais. A crueza segue em "The Sacred Dragon", onde Count Vindalf (único responsável por esta obra) despeja uma sonoridade primitiva e odiosa. Nem os momentos semi-acústicos são capazes de trazer luz em uma obra tão enegrecida. O profano segue em "Cirith Gorgor", com momentos arrepiantes onde a bateria programada cria uma atmosfera ainda mais apocalíptica ao som.

A calmaria da bela passagem "Bilskirnir" serve como um alento de contemplação em meio às batalhas que estão por vir. "Carcharoth", a próxima faixa, retoma o curso para tempos onde, para o Black Metal, apenas o ódio e a profanação existiam. A adição de teclados deixa o clima ainda mais soturno e maléfico. Não há estética: a beleza está na crueza proposital.

O disco continua de maneira triunfal em "Absolutist Contemplation of Darkness" (de início atmosférico, a faixa possui tantos momentos marcantes que a credenciam como uma das melhores músicas de toda a obra), a visceral "Triumvirate of Sacraments" (que faixa!), "The Forgotten Path" (que poderia facilmente fazer parte de qualquer disco norueguês do início dos anos 90, devido sua magnitude) e o clima denso e pesado de "Winter", onde o instrumental entrega a ambiência perfeita para os vocais abissais. As diretas e extremas "Unholy Souls of Wind and Mist" e "Vampiric Blood" preparam o ouvinte para o grandioso encerramento em "XII Altertümlich-geisterhafter ritus" uma outro que finaliza esta viagem para um tempo onde o Black Metal se resumia a uma verdadeira contemplação à escuridão.

 

DESTAQUES

Muitos são os destaques de "Ancient Spell of Darkness". Posso iniciar por sua capa que, mesmo minimalista, consegue retratar muito bem a negra essência que o Black Metal deve ter, sem as inúmeras ramificações e significados atuais. 

Além do instrumental, que resgata os primórdios do estilo, principalmente pelas certeiras adições de teclados, impossível não destacar as abissais vocalizações que Count Vindalf despeja em nossos ouvidos, constituindo assim uma atmosfera inesquecível a esta obra, deixando-a ainda mais interessante.

 

VEREDITO

Sem sombra de dúvidas, "Ancient Spell of Darkness" é um disco que apresenta o Black Metal como tem que ser: frio, profano, mortífero, sendo altamente recomendado para todo amante do estilo.  Sem tempo para regras ou tendências, você encontrará em pouco mais de 50 minutos apenas a contemplação absolutista da escuridão, baseada nos tempos medievais e na feitiçaria esquecida. Uma obra que precisa OBRIGATORIAMENTE ser lançada no Brasil.

(Daniel Aghehost)

 

9.7/10

 

TRACK LIST

1. Ancient Spell of Darkness

2. The Sacred Dragon

3. Cirith Gorgor

4. Bilskirnir

5. Carcharoth

6. Absolutist Contemplation of Darkness

7. Triumvirate Of Sacraments

8. The Forgotten Path

9. Winter

10. Unholy Souls of Wind and Mist

11. Vampiric Blood

12. XII Altertümlich-geisterhafter ritus

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!