RESENHA: PAGAN THRONE - Imperatoris (2022)
23/03/2022 14:10 em Resenhas

PAGAN THRONE - Imperatoris (2022)

Label: Urubuz Records

 

 

Hoje vamos falar de paganismo. Vamos falar de história e de um tempo fundamental na caminhada humana neste planeta, uma época que muitos acham que são partes de uma produção hollywoodiana, mas não é, toda narrativa aconteceu.

A verdade é que naqueles tempos a Republica Romana era um misto de excentricidades bizarras onde existiam: as elites nobres na maioria das vezes ligadas ao Senado, o povo romano e os escravos.

Ao abordar esse tema a horda PAGAN THRONE teve que se debruçar nos livros de história, o que com certeza não seria uma tarefa fácil, afinal de contas aqui em “Imperatoris” não estão trazendo os temas pagãos tradicionais, mas o paganismo de uma sociedade inteira e suas mazelas, traições, assassinatos, tomadas de poder que levam a criação de um Império.

Um dos pontos históricos abordados que devemos citar nesta obra lírico/musical da Pagan Throne é quando os temas chegam a Spartacus, o gladiador que quase levou a Republica a ruina por almejar a liberdade dos escravos. Insatisfeito com os maus tratos e humilhações impostas por seu proprietário, organizou uma pequena revolta junto com outros companheiros presos. Naturalmente, os exércitos romanos conseguiram vencer o levante de escravos e para coibir outras possíveis revoltas, crucificou seis mil escravos sobreviventes ao longo da via Apia, estrada que interligava a cidade de origem da revolta até a capital Roma.

Entre tantas histórias obviamente uma não poderia ficar de fora que é a de Cleópatra e Júlio Cesar considerado um dos romances mais lembrados da história e toda sua tragédia que seguiria.

“Alea iacta est” A sorte estava lançada e assim em 10 de janeiro de 49 a.C., Júlio César, desafiando o Senado atravessou o rio Rubicão com a sua legião, era o fim da Republica e o surgimento do Império Romano.

Imperatoris da PAGAN THRONE é sem dúvida a confirmação de que que a horda vem a cada trabalho se superando, após o álbum anterior Our Blackest Roots que abordaria a mitologia egípcia em sua fase mais primordial era preciso dar um salto e isso foi conquistado nesse novo full, aliás o quinto de sua jornada.

Para manter a qualidade alcançada a horda optou por praticamente manter a mesma equipe de produção com quem vinham trabalhando e novamente Rafael Ribeiro do Dragon Quarter Audio foi responsável por captar toda essência musical da banda. E o fez com perfeição.

Neste trabalho temos a Pagan Throne mais entrosada como nunca, também vemos a sintonia entre os músicos: Rodrigo Garm (voz); Renan Guerra (guitarras, orquestrações, piano); Rafael Luís (guitarra); Thiago Amorim (baixo) e Alexandre Daemortiis (bateira) que atuam como um só, como uma legião pagã.

Não vou detalhar cada música, mas deixo meus parabéns a Carina do Unnature pela participação em The Justice Of Rome, sensacional.

Lançado pela Urubuz Records Imperatoris ganhou uma edição luxuosa de extrema qualidade gráfica que é outro ponto a se destacar nos trabalhos da gravadora que tem apresentado materiais muito acima da média do que se vê por aí, dignos dos melhores trampos que saem lá fora.

Enfim, Imperatoris da Pagan Throne traz 39 minutos distribuídos em 10 músicas que contam todo contexto histórico de uma civilização que só existe nos livros de história e que muitos pensam que são lendas.

Fico imaginado se a banda irá fazer uma parte dois desta obra, espero que sim, mas até lá parabéns Pagan Throne e obrigado por essa aula de história.

 

 (Benedicto Junior)

 

 

Fonte: Apocalipse Press

 

 


 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!