RESENHA: DENEVÉR - Vámpir (Metal ör Die Records - 2022)
05/08/2022 11:04 em Resenhas

DENEVÉR - Vámpir

(Metal ör Die Records)

 

HISTÓRICO

Surgida durante o pandêmico ano de 2020, a húngara DENEVÉR foi totalmente idealizada pelo multi-instrumentista Tibor Terebesi.
"Vámpir", lançado pela gravadora Metal or Die Records, é seu primeiro trabalho.

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Não foram necessárias muitas audições para que "Vámpir", primeiro trabalho da húngara DENEVÉR chamasse a atenção. Começando pela capa que, de tão simples e primitiva, encanta por possuir elementos que remetem diretamente ao início de tudo. E nos primeiros segundos de audição, a enigmática intro "A kezdet" cria o clima perfeito para o que está por vir: músicas sombrias, com muita influência da primeira fase do Black Metal e que vertem sobre temas ligados ao vampirismo e histórias de terror. "A vámpírok korszaka", agradará em cheio aos fãs da lendária MORTUARY DRAPE com sua levada totalmente inspirada nos melhores momentos dos anos 80. Aqui, Tibor Terebesi teve a ajuda de Tátrai Csaba (guitarras - AORNOS, CARCHAROTH) para criar riffs memoráveis. E quanto mais o disco segue, somos alvos de vocais psicóticos, guitarras mortais e bateria que se assemelha a uma artilharia aérea, como nas faixas "Átváltoztatás" (um dos grandes momentos do disco), "Báthory Erzsébet" (preste muita atenção no começo desta faixa - impossível não entusiasmar) ou "Éjjel az erdőben", para ficar em apenas três exemplos.
"Vámpir" é um disco direto. Sem amarras nem pudores, como o Black Metal tem que ser.

 

DESTAQUES

- "A vámpírok korszaka"

- "Báthory Erzsébet"

- "Érzem a félelmed"

 

VEREDITO

Sem dúvida nenhuma, "Vámpir" destoa dos demais lançamentos do ano. Cru, seco e direto, temos aqui 11 faixas que parecem ter sido extraídas diretamente da primeira metade dos anos 80. Por ter sido concebido todo em húngaro, torna-se praticamente impossível compreender qual a essência deste trabalho. Mas não importa, pois temos em pouco mais de 45 minutos uma verdadeira aula de como é possível aliar requinte e melodia a um estilo tão rico em subgêneros como o Black Metal.

(Daniel Aghehost)

 

8.9/10

 

TRACK LIST

1. A kezdet

2. A vámpírok korszaka

3. Éledj vezér!

4. Átváltoztatás - vámpír vér

5. Átváltoztatás

6. Báthory Erzsébet

7. Éjfél - Ébredés

8. Ébredés

9. Éjjel az erdőben

10. Érzem a félelmed

11. A vég

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!