PRIMEIRAS IMPRESSÕES: ARCH ENEMY - Deceivers (Rock Brigade Records & Voice Music - 2022)
07/10/2022 16:45 em Resenhas

ARCH ENEMY - Deceivers

Onde adquirir: Heavy Metal Rock

 

HISTÓRICO

Uma das maiores representantes do que veio a ser conhecido mundialmente como "Death Metal melódico", sem dúvidas, é a sueca ARCH ENEMY. Formada atualmente por Michael Amott e Jeff Loomis (guitarras), Daniel Erlandsson (bateria), Sharlee D'Angelo (baixo) e Alissa White-Gluz (vocais), o quinteto acaba de lançar seu mais recente trabalho, "Deceivers" (aqui no Brasil pelas gravadoras Rock Brigade Records & Voice Music).

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Ouvir ARCH ENEMY pra mim é algo completamente novo. Acredito que o único trabalho desta veterana banda que tenho em casa é "Burning Bridges", lançado no longínquo ano de 1999. De lá pra cá a banda mudou (principalmente nos vocais), mas sua essência continua a mesma. Logo nos primeiros segundos de "Handshake with Hell" percebo que os riffs altamente melódicos e tocantes (culpa da monstruosa dupla Michael Amott e Jeff Loomis) continuam em profusão, porém não tão agressivos como antes. Mesmo com as diversas variações vocais de Alissa White-Gluz, a faixa soa menos pesada do que deveria ser. Este é o grande problema do disco: quando a banda não inventa, deixando o instrumental próximo ao seu passado, as coisas funcionam. Já quando aposta em sonoridades mais progressivas, tudo fica muito maçante.

O clima melhora muito em "Deceiver, Deceiver" onde a banda consegue expôr toda a técnica em andamentos pesados, criando momentos que levarão o fã ao delírio. Esta atmosfera mais extrema permanece em "In the Eye of the Storm"que, apesar de ser uma boa faixa (principalmente pela condução das guitarras - que produzem alguns momentos mágicos), logo é esquecida pela veloz "The Watcher". Um dos momentos mais extremos do disco, mostra que a banda consegue ser interessante quando quer. Destaque para os vocais de Alissa aqui, que rosnam a ferocidade necessária para a banda.

A introdução com violoncelos logo se funde às belas passagens de Loomis apresentando ao ouvinte um belo momento do disco: "Poisoned Arrow" não precisa de muito para se destacar. Uma pena que o nível não se sustenta e, a seguinte, "Sunset Over the Empire", não empolga, assim como "House of Mirrors". Esta ainda possui momentos mais intensos que a anterior, mas o experimentalismo aqui é desnecessário até para uma banda conhecida por arriscar.

Nos aproximamos do final do disco e "Spreading Black Wings" consegue sintetizar bem a experiência até aqui. Esta música possui tantos momentos brilhantes como dantescos. Andamentos arrastados, com vocais a meio-tempo narrando uma história sem sentido em meio a algumas linhas interessantes de guitarra produzem algo indigesto que incomoda em alguns momentos (e nem mencionei o coro sem sentido).

A penúltima faixa, "One Last Time" chega quando o ouvinte casual já está cansado. Por isso, não é loucura pensar que tudo que ouvimos aqui já foi pincelado em muitos momentos das faixas anteriores. E esta sensação não vai embora em "Exiled from Earth", faixa que encerra "Deceivers".

 

DESTAQUES

Alguns momentos se destacam na audição de "Deceivers". Destaco dois momentos tão discrepantes, que se completam: A veloz "The Watcher" e a lenta "Poisoned Arrow" chamaram minha atenção nas primeiras audições. Outro ponto de significância vai para o alto grau técnico dos membros da banda. Formada por pessoas com muita bagagem, em alguns momentos este time consegue produzir sensações grandiosas.

 

VEREDITO

O décimo segundo trabalho da sueca ARCH ENEMY agradará em cheio aos fãs que acompanham a banda ao longo dos anos. Ora pesado, ora melódico e climático, "Deceivers" possui todos os elementos característicos da banda. Porém, está longe dos discos clássicos e não possui atratividade suficiente para agradar quem conhece vagamente seu trabalho. Infelizmente, os momentos genéricos são mais presentes que os momentos de brilhantismo nesta obra.

 

(Daniel Aghehost)

 

7.9/10

 

TRACK LIST

1. Handshake with Hell

2. Deceiver, Deceiver

3. In the Eye of the Storm

4. The Watcher

5. Poisoned Arrow

6. Sunset over the Empire

7. House of Mirrors

8. Spreading Black Wings

9. Mourning Star

10. One Last Time

11. Exiled from Earth

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!