PRIMEIRAS IMPRESSÕES: DEEP MEMORIES - Why Do We Suffer? (Heavy Metal Rock - 2022)
08/10/2022 12:58 em Resenhas

DEEP MEMORIES - Why Do We Suffer?

Clique para adquirir: Heavy Metal Rock

 

HISTÓRICO

Fundada em 2016 pelo multi-instrumentista Douglas Martins, a DEEP MEMORIES apresenta uma interessante fusão entre o Death e o Doom Metal como era feita no início dos anos 90. Em 2018 foi lançado seu primeiro trabalho, o prestigiado "Rebuilding the Future" e agora, pela gravadora Heavy Metal Rock, a banda disponibiliza seu segundo disco, "Why Do We Suffer?".

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Não são precisos muitos acordes para percebermos que estamos diante de um grande trabalho. E esta sensação me ocorreu logo nos segundos iniciais de "Enslaved by Reciprocity Obligation", primeira faixa do novo trabalho da DEEP MEMORIES, "Why Do We Suffer?".

Soando como uma continuação natural do que a sueca KATATONIA fez até "Brave Murder Day", temos aqui temas intrincados, criando a atmosfera perfeita para letras que versam profundamente sobre desesperança e os conflitos da psique.

Atmosfera. Talvez esta seja a melhor palavra para descrever o brilhante trabalho apresentado ao ouvinte por Douglas Martins, único responsável pelo disco. O que ouvimos com o decorrer do tempo é uma viagem melódica e inspirada, com ambiências que vão do sublime ao ominoso em questão de segundos.

O clima fica ainda mais intenso em "Please, Do Not Close the Coffin!". onde instrumentais ainda mais complexos duelam com as vocalizações, que vão do agressivo ao melódico em variações estupendas. Um primor!

Variações que se seguem em "Get Away From Poison", outro grande momento do disco. Podemos perceber facilmente nesta faixa o brilhantismo que as guitarras possuem na DEEP MEMORIES. São duetos tão inspirados que explodem cristalinos pelas caixas de som.

O nível continua elevado em "Uncontrolled Cells Multiplication". A fusão entre o Doom e o Death metal funciona perfeitamente em andamentos tão pesados quando arrastados. Mais uma vez a alternância vocal funciona muito bem, deixando o refrão ainda mais emocionante.

A bela "Why Do We Suffer?" serve como fio condutor para que não esqueçamos o verdadeiro propósito desta obra: Um mergulho em mares introspectivos e sombrios, onde não há esperança.

O clima denso segue em "Prerogatives or Exceptions", onde Douglas explana sobre o sentido da existência, do início ao fim, criando pinturas sonoras repletas de referências ao que de melhor o metal extremo já produziu.

Tudo aqui é intenso demais, superlativo demais. O disco encerra muito bem com "A Rocket to Homeland", uma belíssima instrumental capaz de trazer-nos de volta desta viagem a lugares inatingíveis de nossa consciência.

E, com certeza, não seremos mais os mesmos depois desta audição.

 

DESTAQUES

Em uma obra desta magnitude, vários são os destaques.

Começo pela belíssima arte. Feita pela iraniana Agreen Paymazd, possui apenas dois pontos de atenção visual: o abutre que, pacientemente, acompanha a agonia do sofrimento de nossa existência (tão bem retratada no segundo ponto, um ser em completa angústia). Belíssima!

Destaque também para a belíssima produção, realizada pelo próprio Douglas Martins, que torna o ato de ouvir este disco em um prazer indescritível.

Não poderia deixar de mencionar também as faixas "Please, Do Not Close the Coffin!" e "Get Away from Poison". Se você não conhece a DEEP MEMORIES, comece por estas músicas.

 

VEREDITO

Ainda mais brilhante que o disco anterior, "Why Do We Suffer?" é uma verdadeira obra de arte. Tudo aqui é grandioso! De sua belíssima concepção visual à grandiosidade musical, o que Douglas Martins produziu aqui não deve passar despercebido. Sem dúvidas, um dos grandes trabalhos de 2022.

 

PÓS-CRÉDITOS

Quero agradecer imensamente à Sange Frio Produções pelo envio do Press Kit desta obra. 

O trabalho da assessoria foi tão completo que, mesmo ouvindo o álbum digital, foi possível vivenciar a experiência que somente o disco físico é capaz de proporcionar. Muito obrigado!

 

(Daniel Aghehost)

 

9.8/10

 

TRACK LIST

1. Enslaved by Reciprocity Obligation

2. Please, Do Not Close the Coffin!

3. Get Away from Poison

4. Uncontrolled Cells Multiplication

5. Why Do We Suffer?

6. Prerogatives or Exceptions

7. A Rocket to Homeland

 

COMENTÁRIOS