PRIMEIRAS IMPRESSÕES: WOODS OF DESOLATION - The Falling Tide (Season of Mist - 2022)
28/12/2022 14:58 em Resenhas

WOODS OF DESOLATION - The Falling Tide

 

 

HISTÓRICO

A australiana WOODS OF DESOLATION iniciou suas atividades no ano de 2005 e, logo em suas primeiras demos, firmou-se como um dos expoentes do avantgarde black metal. Oito anos após o lançamento do grande "As the Stars", é lançado o novo trabalho da banda, "The Falling Tide" (Season of Mist).

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Oito anos após "As the Stars", a australiana WOODS OF DESOLATION retorna com seu mais recente trabalho, o aguardado "The Falling Tide", pela gravadora Season of Mist.

Em seu quarto trabalho, Dolor (ou D. como assinado nesta obra) se une mais uma vez ao baterista e tecladista Drudkh Vlad e cria um disco repleto de melancolia e tristeza, mas também com muita intensidade furiosa. Há muita influência do post-black metal, oferecendo vislumbres de esperança em cada melodia, como podemos perceber em canções como "Beneath a Sea of Stars" e também na faixa título.

A abertura com "Far From Here" estabelece ao ouvinte uma atmosfera que mistura curiosidade e ansiedade que pairarão por todo o disco. Com o passar do tempo, a música cresce enquanto Dolor vocifera poemas que refletem sobre a frivolidade da experiência humana. Um primor!

A relevância da vida e sua finitude estão presentes por todo o álbum, sendo que "The Passing", a quinta faixa, é uma belíssima instrumental que serve como passagem para "Anew", que conclui esta experiência sugerindo que nascimento e morte fazem parte de um ciclo que não é tão diferente quanto o quebrar das ondas na praia. Ou, se assim preferir, podemos dizer que é algo parecido como iniciar e encerrar a audição de "The Falling Tide": Um disco que te conduzirá para uma viagem profunda, tendo como trilha sonora melodias que transitam entre o obscuro e o sublime, na mesma intensidade.

 

DESTAQUES

Muitos são os destaques de "The Falling Tide", já que as músicas possuem um elevada inspiração e requinte. Porém, "Beneath a Sea of Stars" e "Anew" estão entre as melhores coisas produzidas pela banda. 

Menção também para a bela arte da capa, à cargo de Lucas Ruggieri que assina também a capa de "Into Endless Night", da REMETE (outra banda que tem Dolor como responsável).

 

VEREDITO

"The Falling Tide" pode não ser o disco que revolucionará todo um estilo, mas, sem dúvidas, é a dose certa para tempos tão difíceis. Aqui estão trinta e cinco minutos repletos de uma escuridão radiante. Um disco que contéme tanto a beleza da vida quanto a tristeza esmagadora de sua passagem.

A cada nova audição, "The Falling Tide" se torna ainda mais grandioso. Por isso, se puder, ouça-o mais de uma vez.

 

(Daniel Aghehost)

 

8.8/10

 

TRACK LIST

1. Far from Here

2. Beneath a Sea of Stars

3. Illumination

4. The Falling Tide

5. The Passing...

6. Anew

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!