PRIMEIRAS IMPRESSÕES: ...AND OCEANS - As in Gardens, So in Tombs
25/04/2023 17:05 em Resenhas

...AND OCEANS - As in Gardens, So in Tombs

(Season of Mist)

 

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Apenas dois anos após o returno triunfal em “Cosmic World Mother”, a finlandesa ...AND OCEANS retorna com seu sexto trabalho de estúdio, “As in Gardens, So in Tombs”.

E logo no início, na veloz faixa-título, percebemos que o Black Metal sinfônico da banda permanece intacto, porém, ainda mais grandioso. Seguramente, uma das melhores músicas já executadas pela banda.  O ritmo segue alucinante em “The Collector and His Construct”, onde os vocais abissais de Mathias Lillmåns possuem riffs memoráveis como base. Um primor!

Mal nos recuperamos deste início avassalador e “Within Fire and Crystal” surge trazendo o ouvinte para o início da carreira da banda. Não é heresia alguma dizer que esta música poderia muito bem ter feito parte do magistral “The Dynamic Gallery of Thoughts”, seu primeiro álbum. Destaque para a belíssima letra, onde a banda exalta a libertação através do obscurantismo cósmico.

Dois momentos ímpares surgem a seguir: primeiro, uma das mais pesadas deste trabalho, a magnânima “Carried on Lead Wings” onde a banda sai muito bem quando aposta em uma atmosfera ainda mais pesada e menos sinfônica. O trabalho de guitarras de Timo Kontio e Teemu Saari se sobressaem aqui, em melodias enegrecidas e de fino requinte. Em seguida, “Likt Törnen Genom Kött” que logo em seu início somos acometidos por uma nostálgica sensação. A utilização dos teclados de Antti Simonen recria toda a atmosfera única que a banda já alcançou em seu início. Soberba! Não dá para não destacar este como um dos momentos mais brilhantes de toda sua discografia.

“Cloud Hearts”, o primeiro single deste trabalho, serviu como aperitivo perfeito para o que estava por vir. Rápida, brutal e melódica (sim, ouvimos aqui que isso é possível) na medida certa, esta foi uma escolha perfeita para apresentação do disco. Outra característica da banda é a facilidade de produzir atmosferas únicas em músicas que raramente ultrapassam os cinco minutos. Poucas bandas atualmente conseguem tal façanha.

A filosofia da evolução e regressão é narrada na soturna “Wine Into Water”. Enquanto aqui, a banda versa pela construção necessária após a destruição, em “Inverse Magnification Matrix”, somos apresentados à morte cósmica que convive em cada um. Temas pouco usuais ao Black Metal, mas que levam o gênero a novos patamares.

Nos aproximamos do desfecho de “As in Gardens, so in Tombs” e o nível continua elevadíssimo: “The Earth Canvas” apresenta melodias requintadas, onde guitarra, baixo e bateria correm ao lado dos teclados em direção ao apocalipse sonoro. Os riffs presentes aqui são capazes de emocionar até os não aficionados por Black Metal melódico. Um disco desta magnitude não poderia encerrar de maneira singela. “Ambivalent God” reproduz tudo de magnífico que a ...AND OCEANS trouxe em seu novo trabalho.

 

VEREDITO

Se todo aquele que conheceu a ...AND OCEANS nos anos 90 ficou empolgado com o retorno da banda no excelente “Cosmic World Mother”, sem dúvidas, considerará “As in Gardens, So In Tombs” como um dos melhores discos do Black Metal de todos os tempos. Letras muito bem construídas se tornam ainda mais interessantes tendo como apoio um instrumental de extrema elegância. Destaque para os teclados utilizados neste disco. Enquanto muitas bandas utilizam o teclado como um dos instrumentos principais, aqui são usados na medida certa, criando imersões únicas na sonoridade. 

Destaque também para a formidável arte do disco, assinada pelo francês Adrien Bousson, que representa muito bem os conceitos narrados em cada música. 

“As in Gardens so in Tombs” é um daqueles discos raros, que surgem ocasionalmente e que você precisa conhecer. Mais do que isso: é uma obra-prima que você precisa ter em sua coleção.

 

 

(Daniel Aghehost)

 

9.5/10

 

TRACK LIST

1. As in Gardens, So in Tombs

2. The Collector and His Construct

3. Within Fire and Crystal

4. Carried on Lead Wings

5. Likt törnen genom kött

6. Cloud Heads

7. Wine into Water

8. Inverse Magnification Matrix

9. The Earth Canvas

10. Ambivalent God

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!