RESENHA: ENTHRONED - Cold Black Suns (2019)
30/08/2019 11:25 em Resenhas

 

 

ENTHRONED - Cold Black Suns

Label: Season of Mist (Link para o site da gravadora)

 

ANÁLISE

Em entrevista recente, Nornagest, atual responsável pela belga ENTHRONED, disse que "Cold Black Suns" seria seu álbum mais experimental e também o que mais resgata a essência do que a banda fez em seus primeiros anos.

Ao ouvir a instrumental "Ophiusa", que abre o disco, podemos perceber sim que estamos diante de um disco experimental, que traça aspectos negativos da vida atual e que a banda ainda tenta superar seu disco anterior, o mediano "Sovereigns" (2014).

Já "Hosanna Satana", a faixa seguinte, cumpre o prometido: é possível sim identificar traços do clima de antigamente misturado ao que temos ouvido na maioria das bandas de Black Metal atuais. Talvez se este disco não tivesse uma produção tão moderna, figurasse facilmente como um dos melhores momentos de sua trajetória. 

Quando a terceira faixa começa a ecoar pelas caixas de som, percebemos que esta produção moderna realmente não faz bem à ENTHRONED. Se uma faixa como "Oneiros" tivesse uma produção um pouco mais "suja", a aproximando da sonoridade do final dos anos 90, por exemplo, esta seria um dos clássicos da banda. Há tempos não ouço uma música tão bem orquestrada pela banda como ouvi aqui. O que a deixa "normal", realmente, é sua produção moderna.

O nível de regularidade não se mantém em "Vapula Omega" que, apesar de ser uma boa música, remete aos períodos de baixa criatividade da banda. Uma pena, pois na sequência somos agraciados por outro grande momento do disco "Silent Redemption". Desde seu início intrigante até seu final apocalíptico, esta é uma música que resgata a sonoridade climática da banda mesmo tendo um andamento mais arrastado, diferente de seus primeiros álbuns. Sem dúvidas, outro grande momento de sua discografia.

Na faixa seguinte, "Aghoria", temos a sonoridade menos ENTHRONED do álbum. Soando em muitos momentos como os últimos trabalhos da INQUISITION, esta faixa destoa facilmente das demais do disco.

"Beyond Humane Greed" vem na sequência mostrando que, desde "XES Haereticum" (2004) a ENTHRONED nunca esteve com uma formação tão técnica como agora. As guitarras de Neraath e Shagãl são o fio condutor de ambiências altamente climáticas, enquanto Menthor (bateria) e Norgaath (baixo) são os responsáveis pela sessão rítmica do armagedom. Há tempos não ouvia um álbum da banda onde o instrumental merecesse tanto destaque! Desta forma, os vocais de Nornagest vociferam temas sobre o lado escuro da alma de forma triunfante. 

Fechando o disco, temos dois belos temas: "Smoking Mirror", de andamento totalmente anticlimático, e "Son of Man", onde temos o encerramento de um ciclo onde o experimentalismo e a obscuridade caminham juntos, em um trabalho que, embora moderno, consegue muito bem resgatar um pouco da magia de outrora.

 

VEREDITO

Só de ler a palavra ENTHRONED, muitos aqui torcem o nariz, dizendo que nada do que foi lançado recentemente agrada. E me incluso nesta lista.

Porém "Cold Black Suns", mesmo não tendo o mesmo nível de seus dois primeiros álbuns, consegue (e muito bem) figurar entre os melhores trabalhos da banda.

Vale a pena principalmente se a sonoridade do Black Metal atual não te assusta!

 

NOTA FINAL

Sem dúvidas, "Oneiros" e "Son of Men" são dignas de destaque em "Cold Black Suns". Se puder, comece a audição por estas duas faixas.

  

7.5/10

 

 

(Daniel Aghehost)

 



 

 

TRACK-LIST

1.Ophiusa

2.Hosanna Satana

3.Oneiros

4.Vapula Omega

5.Silent Redemption

6.Aghoria

7.Beyond Humane Greed

8.Smoking Mirror

9.Son of Man

10.Womb of Violence 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!