RESENHA: DARKTHRONE - Old Star (2019)
09/09/2019 20:20 em Resenhas

 
 

DARKTHRONE - Old Star

Label: Peaceville Records (No Brasil, o álbum foi lançado pela Hellion Records - Link para o site da gravadora)

 

ANÁLISE

Três anos após o bom "Arctic Thunder", a dupla norueguesa DARKTHRONE retorna com seu 18º álbum de estúdio: "Old Star" (Peaceville Records).

Ouvir um novo trabalho desta lendária banda é algo inusitado, já que é impossível não lembrar tanto dos discos clássicos como também dos esquecíveis.

E "Old Star" começa de forma arrastada com "I Muffle Your Inner Choir". Tudo aqui é tão dissonante, mesmo que esta tenha sido a intenção, que causa uma sensação de algo "requentado". Os riffs velozes, os vocais em segundo plano (baixos mesmo), a bateria simples e funcional. Essa sensação já esteve presente em inúmeros trabalhos da banda (e infelizmente esquecíveis). As coisas ainda melhoram da metade para o final, mas nada que justifique um sorriso nostálgico.

A já conhecida dos ouvintes "The Hardship of the Scots" empolga por suas similaridades com a sonoridade dos mestres da CELTIC FROST. E aqui cabe uma ressalva ao legado da DARKTHRONE, que deixou de ser uma das referências no que sempre fez para ser uma banda que presta tributo a outras referências. É notório como os trabalhos da banda homenageiam o Metal como deve ser feito, mas enquanto sobra honestidade, falta autenticidade em suas músicas. Enquanto seguirem nesta linha, esta faixa, apesar de um bom momento do disco, está muito abaixo de outros momentos mais recentes da banda.

A terceira faixa, "Old Star" mantém o clima oitentista do álbum, porém com mais elementos interessantes que as anteriores. Se você torce o nariz para o que a banda vem produzindo, tente ouvir esta música. Ela consegue resgatar um pouco da atmosfera que a banda soube criar maravilhosamente nos anos 90. Grande momento!

Caminhando para o final do disco, temos outros dois grandes momentos desta obra: "Alp Man", com seu estilo mais cadenciado, porém um convite ao headbanging com suas bases cativantes e "Duke of Gloat", a máis rápida do disco (e também, talvez por isso, minha preferida), mostrando que a essência continua viva.

A última do disco, "The Key is Inside the Wall" oscila entre momentos épicos e momentos nem tanto em pouco mais de sete minutos de uma música que parece ter saído de qualquer disco obscuro dos anos 80, menos de um trabalho da DARKTHRONE.

 

VEREDITO

Verdade seja dita: Em dezoito trabalhos, a norueguesa DARKTHRONE não pode ser acusada de mesmice.

Cada um de seus trabalhos possui estrutura diferente, sonoridade diferente e até mesmo identidades diferentes, fazendo desta uma das bandas mais criativas de todo o underground.

Porém, o preço desta inovação toda pode ser alto demais para alguns. Seu mais recente trabalho, "Old Star", será um disco que, mesmo agradando grande parte de seus fãs, não figurará entre os melhores trabalhos lançados pela banda.

Mas esbanja honestidade e boas ideias. 

Agora, que as músicas escritas por Nocturno Culto são muito mais impactantes que as escritas pelo Fenriz, isso é fato!

   

5.5/10

 

 

(Daniel Aghehost)

 



 

 

TRACK-LIST

1.I Muffle Your Inner Choir

2.The Hardship of the Scots

3.Old Star

4.Alp Man

5.Duke of Gloat

6.The Key Is Inside the Wall

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!