RESENHA: NOCTURNAL DEPARTURE - Cathartic Black Rituals (2019)
18/10/2019 15:10 em Resenhas


 

NOCTURNAL DEPARTURE - "Cathartic Black Rituals"

Label: Independente

 

ANÁLISE

Quando surge nos falantes a intro "The Incantation", logo somos remetidos à insanidade proporcionada pela finlandesa BEHERIT. E a sonoridade da canadense NOCTURNAL DEPARTURE, em seu primeiro trabalho "Cathartic Black Rituals" é exatamente esta. Algo totalmente primitivo, obscuro e doente, voltado às raízes maléficas do Black Metal.

Formado por Illartha (baixo), Kryptys (bateria) e Funeror (guitarras e vocais), a NOCTURNAL DEPARTURE acerta em sua sonoridade altamente suja e direta. Tanto que "Dismal Existense" destrói qualquer pretensão de soar moderna. Em seus pouco mais de quatro minutos, somos assolados por um verdadeiro tanque de guerra anti-cristão. 

E como esta autenticidade orgânica é bem vinda em tempos plásticos!

O clima gélido segue em "Ritualistic Vomit" e também em "Astral Transcendence". É incrível como riffs cortantes (lembrando em muitos momentos a obscura ORCUSTUS) e um excelente trabalho de baixo e bateria servem como hinos perfeitos para as vociferações de Funeror.

Apesar do andamento mais cadenciado de "Mental Abyss", esta variação apenas mostra o quão grandioso é o som da banda. Impossível não apreciar esta negra obra que honra os baluartes deste estilo tão maldito. Momento ímpar!

A destruição caótica impera novamente em "Ethereal Enlightenment" e em "Cathartic Black Rituals". Músicas que resgatam primorosamente o que de melhor o Black Metal já produziu. Toneladas de enxofre são arremessadas enquanto os instrumentos cortam cirurgicamente seus tímpanos!

A escuridão impera em "Monolithic Decay" e "Morbid Existence". Aqui o hellbanger já está completamente extasiado com a proposta da banda: uma negra fusão entre a insanidade do submundo finlandês com o clima gélido e denso do Black Metal canadense. 

Encerrando esta obra, temos "Insidious Strangulation". A mais curta, direta e mortal música deste álbum. Uma faixa que deixa extasiado todo e qualquer amante do verdadeiro e profano Black Metal.

 

VEREDITO

"Cathartic Black Rituals" é um espanco. Sujo, maldito, profano e violento como a agressão demente que o Black Metal deve ser. Um disco direto, sem momentos virtuosos e, mesmo assim, dotado de extrema técnica. 

Este disco é altamente indicado a quem aprecia a desgraça eterna produzida na mais densa noite. 

Porém, poucas almas serão tocadas por esta obra, já que a maioria dos hellbangers ainda prefere reverenciar bandas decadentes, que já não possuem mais a alma negra. Sorte das poucas e infelizes almas que tiverem contato com esta máquina de destruição que honra verdadeiramente o mais profano e maldito metal.

 

 

8.5/10 

 

 

(Daniel Aghehost)

 



 

 

TRACK-LIST

 

1.The Incantation (Intro)

2.Dismal Existense

3.Ritualistic Vomit

4.Astral Transcendence

5.Mental Abyss

6.Ethereal Enlightenment

7.Cathartic Black Rituals

8.Monolithic Decay

9.Morbid Existence

10.Insidious Strangulation

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!