RESENHA: VOBISCUM INFERNI - REX OSSIVM (2019)
25/11/2019 19:52 em Resenhas

 

 

 

 

 

VOBISCUM INFERNI - "Rex Ossivm"

Label: Hammer of Damnation (Link para o site da gravadora)

 

ANÁLISE

Desde que foi anunciada a parceria entre a HAMMER OF DAMNATION e o CÍRCULO HERMÉTICO PVTRIDVS VOX (criando assim a entidade denominada CARTEL DA MORTE), a expectativa por lançamentos que honrariam o obscurantismo e a negação surgiu. E o primeiro ataque mortal deste Cartel é o novo trabalo da veterana VOBISCUM INFERNI.

Quase sete anos após o lançamento do antológico "For the Great of His Kingdom of Fire and Blood", a horda retorna ainda mais obscura e ritualística em seu terceiro trabalho: "Rex Ossivm".

O ritual tem início com "Mother ov Tears", suntuosidade já presente nas egrégoras ministradas pela horda. Impossível não mergulhar no vasto abismo enquanto há o crescendo do mantra entoado aqui pela russa CORONA BARATHRI. Clima perfeito para que apenas os merecedores possam absorver esta obra!

Mal saímos do transe inicial e "Crossroads of Thorns" surge de forma seminal. A congruência entre a bateria e o baixo (à cargo de Saguinis Vultus Tenebrae e Apollyon, respectivamente), de início cadenciado, criam a preparação perfeita para a condução desta faixa. E, quando há a primeira alternância, remetendo ao que há de mais clássico no Metal Negro, torna-se irrefutável o trabalho de guitarras executado por Lord Vestis. Estes elementos a transformam em uma das mais negras e hostis canções consumadas pela horda.

Esta sinergia prossegue em "Ego Castrand" de forma triunfal, criando o abismo perfeito para que Diablorum Rex Infernalium vocifere, de maneira severa, entoações sobre o caos e a desesperança suprema. Em andamentos ora mais arrastados, ora extremamente agressivos, a horda consegue incutir essências verdadeiramente ocultas ao ouvinte. Tudo extraordinariamente profundo, abissal. Tudo intensamente negro e ortodoxo. Recentemente foi disponibilizado um belíssimo "lyric video" para este hino. Confira!

Um dos maiores hinos de "Rex Ossivm", "Ad Mortvm" possui elementos que a remetem a sonoridades mais clássicas do metal negro: seja pelo excelente andamento produzido pelo duo "bateria e baixo" (em marcações altamente sobrehumanas), seja pela condução altamente inspirada da guitarra, remetendo ao que de melhor a sonoridade extrema já criou ou até mesmo pela dramática vocalização, capaz de narrar estupendamente a consagração desta negra liturgia.

Não dá pra negar que este é o trabalho com a melhor e mais refinada produção que a VOBISCUM INFERNI já possuiu. A cada nova audição, detalhes não percebidos surgem, transformando a experiência cada vez mais jubilosa. Este fato reforça ainda mais a sensação que os músicos conseguiram reproduzir, à mais perfeita exatidão, suas mensagens e pensamentos puramente ortodoxos.

O término desta densa missa negra se dá com o hino "Rex Ossivm" (já disponível no bandcamp da gravadora HAMMER OF DAMNATION - Clique aqui para ouvir). Outro grande momento da digna discografia de um dos maiores nomes que o underground nacional gerou do enxofre, temos novamente um brilhante trabalho sendo orquestrado por pessoas que verdadeiramente manifestam o anti-humanismo e o caos satanista em sua negra essência. Poucas hordas conseguem representar de forma tão precisa seus preceitos e ceremoniais com tamanha precisão.

 

VEREDITO

O terceiro trabalho da horda VOBISCUM INFERNI transcende qualquer denominação.

Possui momentos que variam entre os mais extremos gêneros do metal, mas possui também idiossincracias tão ortodoxas que será apreciado apenas pelas fortes almas que seguem esta profundidade negra.

Pesado, intenso e sombrio, "Rex Ossivm" é um daqueles trabalhos que só poderiam ter sido concebidos sob a insígnia do CARTEL DA MORTE.

 

10/10

 

(Daniel Aghehost)

 



 

 

TRACK-LIST

 

1.Intro - Mother ov tears

2.Crossroads of Thorns

3.Ego Castrand

4.Ad Mortvm

5.Rex Ossivm

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!