Completando dezessete anos de estrada, a horda paulista CREPTUM iniciou as atividades lá no distante 2003 com a demo “...make This World Burn”. Observamos que a evolução é algo que salta aos sentidos e indo por esse caminho sempre manteve o foco nas raízes negras e ideológicas do Black Metal.
Se a palavra é evoluir então como fazer isso de forma que não se perca a essência, isso é um desafio é uma meta e faz parte.
Então o que mudou? Hoje temos uma horda que se mostra muito mais técnica e madura.
VEREDITO
VAMA ou Vãmamãrga não é apenas um disco gravado, é uma força ancestral. É o caminho à esquerda, é filosofia, arte e renascimento.
Ao ler as letras e tentar entender a sua profundidade me deparei com o chamado da Grande Mãe, Babalon, com sua mão esquerda estendida em um oceano escarlate.
Está provado nesta obra única que é possível fazer Black Metal no Brasil em alto nível e isso vai desde a concepção gráfica do material que deixa de lado simbolos tradicionais do Satanismo para algo que incentiva e mexe com seu intelecto e imaginação, onde tudo se encaixa perfeitamente.
Quanto à sonoridade expelida pela horda em suas armas de guerra temos a audição do mais puro Black Metal em todos os 9 hinos que compõem essa ode ao caos.