PRIMEIRAS IMPRESSÕES: ...AND OCEANS - Cosmic World Mother (2020)
08/10/2020 20:21 em Resenhas

...AND OCEANS - Cosmic World Mother (2020)

Label: Urubuz Records  (clique aqui para acessar o site da gravadora)

 

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Sempre tive um pensamento ortodoxo em relação a bandas que ficam muito tempo sem lançar um novo material: dificilmente conseguem resgatar seus momentos áureos. O tempo é ingrato, os anos passam e não conseguimos manter a jovialidade de outrora.

Que dizer então de uma banda que lançou seu último trabalho, o fraco "Cypher" no longínquo ano de 2002? Exatamente! Dezoito anos se passaram sem que a finlandesa ...AND OCEANS não registrasse um novo trabalho.

Tanto que me surpreendi quando ouvi "Cosmic World Mother", novo trabalho desta lenda finlandesa.

Logo nos minutos iniciais, todo este meu preconceito caiu por terra. Não precisa muito para perceber que este é um dos grandes trabalhos deste ano. 

Formada atualmente por Antti Simonen (teclados), Kauko Kuusisalo (bateria), Mathias Lillmåns (vocais), Petri Seikkula (baixo) e a dupla de guitarristas Teemu Saari e Timo Kontio, é incrível o elevado nível de técnica e agressividade presente nas onze faixas que compõem este trabalho.

O início brutal em "The Dissolution of Mind and Matter", onde a banda eleva o patamar do Black Metal atual, passando pelas exuberantes "Vigilance and Atrophy" e "Five of Swords" (o trabalho de teclados aqui resgata um pouco do brilhantismo encontrado no primeiro disco da banda - "The Dynamic Gallery of Thoughts", lançado em 1998 - porém ainda mais espetacular.), cativam o ouvinte de imediato. 

Os últimos trabalhos da banda foram criticados por abusarem de elementos eletrônicos. Estes elementos ainda são perceptíveis neste disco, como no trecho final da faixa-título ou sutilmente em alguns outros poucos momentos do álbum. Mas esta sonoridade eletrônica é capaz de trazer certo primor à atmosfera do disco.

Quando você acredita que não pode melhorar, "The Flickering Lights" encerra o disco de uma maneira tão esfuziante que é impossível não se emocionar.

 

VEREDITO

Sem dúvidas, "Cosmic World Mother" é um dos trabalhos que mais me impressionou este ano. Não seria exagero se aumentasse a responsabilidade, dizendo que foi um dos trabalhos que mais me impressionou nos últimos anos.

Dotado de toda a originalidade que o Black Metal finlandês possui, ainda encontramos aqui uma sonoridade extremamente original. O instrumental aqui é soberbo, somado a vocais primorosos que fazem com que as onze faixas acabem soando completamente diferentes umas da outras. E por isso, brilhantemente inspiradoras! 

Músicas como "Five of Sword", "Cosmic World Mother", a deslumbrante "Helminthiasis" ou "Oscillator Epitaph" possuem uma atmosfera incomum nos discos atuais.

Impossível não mencionar também o belíssimo trabalho gráfico deste disco. Toda a arte elaborada por Adrien Bousson (também responsável por artes de INQUISITION, ROTTING CHRIST, NECROPHOBIC, dentre outros) enriquecem ainda mais esta obra, tornando sua aquisição obrigatória.

Realmente, a ...AND OCEANS conseguiu não só lançar um grande disco neste seu retorno, mas, sem dúvidas, um dos melhores discos de sua carreira.

 

9.8/10

 

(D. Aghehost)

 



 

 

TRACK-LIST

 

1.The Dissolution of Mind and Matter

2.Vigilance and Atrophy

3.Five of Swords

4.As the After Becomes the Before

5.Cosmic World Mother

6.Helminthiasis

7.Oscillator Epitaph

8.In Abhorrence upon Meadows

9.Apokatastasis

10.One of Light, One of Soil

11.The Flickering Lights

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!