PRIMEIRAS IMPRESSÕES: KATAVASIA - Magnus Venator (2020)
02/11/2020 20:38 em Resenhas

KATAVASIA - Magnus Venator (2020)

Label: Black Metal Store (clique aqui para acessar o site da gravadora)

 

 

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Lembro-me bem quando me apresentaram "Sacrilegious Testament", primeiro trabalho da grega KATAVASIA. Por ter em sua formação vários membros da VARATHRON (além de membros de outras grandes bandas gregas), foi clara a associação à lenda helênica, o que dava certa cara de projeto ao grupo.

Cinco anos após este lançamento, estou diante de "Magnus Venator", segundo trabalho lançado pela BLACK METAL STORE aqui no Brasil. E não precisam muitos minutos de "Daughters of Darkness" para percebermos que, embora a sonoridade ainda lembre e muito a VARATHRON, há algo de diferente aqui. Imagine se estivéssemos diante de um clássico como "Walpurgisnacht" (VARATHRON - 1995), porém, ainda mais Heavy Metal. Pois é esta sensação maravilhosa que temos enquanto a música invade os cômodos.

Esta impressão persiste em "The Tyrant", onde as guitarras de Astrous, Dimitris K. e Achilleas (também responsável pelo baixo) nos transportam para uma época onde o Heavy Metal era a única essência e a única verdade. A simulação de um coro em certo momento soa extremament épico e emocionante, elevando ainda mais o carisma desta faixa.

Aqui também somos apresentados ao brilhante trabalho de bateria de Foivos enquanto os vocais de Stefan Necroabyssious soam levemente diferentes do usual em sua banda nativa, mostrando porque é um dos maiores vocalistas do metal extremo.

Mesmo nas faixas mais rápidas, como "Blood Be My Crown" ou "Chthonic Oracle" (esta com momentos memoráveis que remetem à época áurea do Black Metal Helênico)  é possível percebermos que, mesmo soando como as bandas de origens dos membros, a KATAVASIA tem muito a oferecer. Porém, a banda soa ainda melhor quando exala Heavy Metal ("Triumphant Fate" e "Sinistral Covenant" estão ai para comprovar isso). Esta é uma característica que fazem deste disco algo de deliciosa degustação.

Se você se deixou levar pela exímia técnica e requinte de "Magnus Venator" até aqui, prepare-se: o disco não perde em exuberância nem em seu final. "Hordes of Oblivion" soa um pouco diferente das demais, o que acrescenta e muito ao disco.

Os vocais de Necroabyssious estão ainda mais agressivos enquanto a banda destila elegância em riffs inesquecíveis. Já "Babylon (Sammu-Rawat)" é, sem dúvidas, aquela que emociona por resgatar o que há de melhor no Black Metal grego.

Melodias hipnotizantes, momentos de puro êxtase enquanto os vocais cavernosos guiam o ouvinte para o final de um álbum épico. 

 

 

VEREDITO

"Magnus Venator" é um disco que vai crescendo a cada nova audição. Composto por músicas que estão acima da média do que temos ouvido recentemente, esta não é uma obra que decepcionará.

O trabalho instrumental é fabuloso, criando a atmosfera perfeita para que os vocais sejam ferozes e cativantes. É perceptível também o entusiasmo que contagiou a banda nas gravações (méritos aqui para a cristalina produção realizada por Achilleas - que soube extrair o melhor de cada um).

Apesar de ser difícil apontar destaques em um disco tão soberbo, "The Tyrant", "Hordes of Oblivion" e "Babylon (Sammu-Rawat)" já nasceram clássicas.

Um disco que veio para colocar o nome da KATAVASIA no panteão das lendas clássicas oriundas das terras de Platão.

 

9.9/10

 

(D. Aghehost)

 



 

 

TRACK-LIST

 

1.Daughters of Darkness

2.The Tyrant

3.Blood Be My Crown

4.Chthonic Oracle

5.Saturnalia Magnus Cult

6.Triumphant Fate

7.Sinistral Covenant

8.Hordes of Oblivion

9.Babylon (Sammu-Rawat)

 

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!